PRÁTICA DE QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL I


O etanol é representado pela fórmula C2H6O, isso significa que o composto é formado por dois átomos de carbono (C) ligados à cinco átomos de hidrogênio (H) e a um átomo de oxigênio (O) ligado a outro hidrogênio. A presença do grupo OH, chamado de hidroxila, em sua composição, faz com que o etanol se torne uma substância polar na qual se mistura facilmente com a água e outros líquidos que também são polares.

Contudo analisando os álcoois: butan-2-ol, n-propanol, n-hexanol e n-octanol, podemos dizer que a ordem crescente de solubilidade em água será:


n-octanol, n-hexanol, n-propanol e butan-2-ol.


n-propanol, butan-2-ol, n-octanol e n-hexanol.


butan-2-ol, n-propanol, n-hexanol e n-octanol.


n-hexanol, butan-2-ol, n-propanol e n-octanol.


n-octanol, n-hexanol, butan-2-ol e n-propanol.

As fluorquinolonas são drogas bactericidas sintéticas com atividade contra microorganismos gram-negativos e gram-positivos. Podem permitir o tratamento oral ambulatorial de infecções que antes necessitavam de tratamento parenteral e hospitalização. A maioria é administrada por via oral, atingem concentrações terapêuticas na maioria dos líquidos corporais e são parcialmente metabolizadas no fígado. Algumas fluorquinolonas utilizadas são a norfloxacina, a esparfloxacina e a levofloxacina. Sobre as estruturas dos compostos citados, assinale a alternativa CORRETA.

 


A levofloxacina apresenta os grupos funcionais amina, cetona, éter, ácido carboxílico e haleto de arila em sua estrutura.


A esparfloxacina apresenta os grupos funcionais amina e amida em sua estrutura.


A norfloxacina apresenta em sua estrutura os grupos funcionais amina, haleto de alquila, éster e ácido carboxílico.


Levofloxacina e norfloxacina apresentam em comum a função orgânica haleto de alquila.


Norfloxacina e esparfloxacina apresentam em comum a função orgânica amina primária.

Um dos aminoácidos essenciais ao ser humano é a Fenilalanina. Este aminoácido é muito importante para a formação de neurotransmissores, contribuindo para melhorar a memória e o funcionamento do cérebro em geral, incluindo o humor. A fenilalanina tem a capacidade de aumentar os níveis de endorfinas, substâncias que ajudam a reduzir dores e desconfortos e ainda transmitem uma sensação de vitalidade e positivismo em relação à vida. Isso acontece devido ao aumento da produção de tirosina e de neurotransmissores excitatórios que melhoram a disposição mental, combatendo vários dos sintomas característicos da depressão. Analisando a estrutura da fenilalanina assinale a alternativa que indica apenas funções orgânicas encontradas no aminoácido mostrado na figura a seguir:

 


Amida e ácido carboxílico


Álcool primário e amina primária


Amina secundária e ácido carboxílico


Cetona e amina secundária


Amina primária e ácido carboxílico

Lidocaína é um anestésico local em gel ou spray que normalmente é utilizado para facilitar alguns procedimentos médicos, devido ás suas propriedades anestésicas e lubrificantes. O Cloridrato de lidocaína é um composto que anestesia rapidamente e profundamente a mucosa da pele, ao mesmo tempo que lubrifica e reduz a fricção. Analisando sua estrutura a seguir podemos afirmar que:


Possui fórmula molecular C14H22NO e uma amina terciária.


Possui fórmula molecular C14H25N2O2 e uma amida.


Possui fórmula molecular C14H19N2O e uma cetona.


Possui fórmula molecular C14H22N2O e uma amina secundária.


Possui fórmula molecular C14H22N2O e uma amina terciária.

Páginas: 12